Corpo Docente


UNIVERSIDADE
FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA DE BELAS ARTES

ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO

Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas

Rua Araújo Pinho, n.º 212 – Canela – Salvador – Bahia - CEP 40110-150 - email – arteeducacaoebaufba2025@gmail.com


Corpo Docente


Amélia Vitória de Souza Conrado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1501867561383444

  • ID Lattes: 1501867561383444

  • Última atualização do currículo em 02/04/2025



Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Coreografia pela Escola de Dança da UFBA. Licenciada em Educação Física pela UFPE. É Professora Associada da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Integrou o quadro de professores da Faculdade de Educação de 1998 até 2017. Membro do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Dança (PPGDança), do Programa de Mestrado Profissional em Dança(PRODAN) e também pesquisadora do Grupo Internacional de Pesquisa RETINA - Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes sob coordenação do filósofo François Soulages. É líder do GIRA: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Áfro-brasileiros e Populares. Área de atuação: Educação com ênfase em Pluralidade e Diversidade Cultural, Politicas Publicas e Prática Pedagógica. Sub-áreas de estudos e pesquisas: educação para as relações étnico-raciais; cultura negra; danças afro-brasileiras, indígenas e populares; capoeira angola. É Coreógrafa, dançarina e professora de dança afro e danças populares brasileiras. Trabalhos artísticos em destaque para Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê; Balé Folclórico da Bahia em Rapsódia Nordestina e recentemente a obra Maria Meia Noite. Possui artigos em livros e revistas sobre danças. Pesquisadora para o Inventário e salvaguarda da Capoeira como patrimônio imaterial do Brasil (IPHAN-MINC). Premio Professor Visitante Ilustre pelo Five College Latin American, Caribbean and Latino Studies (Massachusetts Amherst -USA). A obra internacional "Dancing Bahia: Essays on Afro-Brazilian Dance, Education, Memory and Race" que divide a edição com Lucía M. Suárez e Yvonne Daniel é premiado pela 2019 Dance Studies Association de la Torre Bueno© (Texto informado pelo autor)


Ricardo Barreto Biriba

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6025062637469415

  • ID Lattes: 6025062637469415

  • Última atualização do currículo em 01/05/2025



Estágio Pós-Doutoral em arte das Imagens e arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2011); Doutorado em Artes Cênicas (2005); Mestrado em Artes Visuais (1997),Especialista em Coreografia (1992); Graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1988); Artista Plástico, Performer, Dançarino e Coreógrafo. Desenvolve trabalhos artísticos de caráter intermédia. Professor convidado Université Paris 8 para ministrar a disciplina "Éspeces d'éspaces" e "Pedagogie de la performance" (2011 e 2012). Atualmente é Professor Associado IV da Escola de Belas Artes UFBA, atuando nas Áreas de Escultura de Comportamento na Formação de Artistas, Designers, Decoradores e Professores. É coordenador do Curso de Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas - EBA - UFBA. Representante do Estado da Bahia na Federação de Arte Educadores do Brasil (2023/2024) Integrante do Grupo de Pesquisa RETINA INTERNACIONAL- Recherhes Esthétiques Théorétiques sur les Images Nouvelles Anciennes. Integra a Linha de pesquisa em Processos criativos concentrados nas áreas: Manifestações Culturais Brasileiras, Estudos da Performance; Performance Negra. Tem Experiência nas áreas de etnocenologia, manifestações culturais brasileiras. É curador e coordenador da Mostra de Performance NEGRINDIOS. Atua como Professor de PERFORMANCE, ARTE DE AÇÃO, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS e DANÇAS POPULARES. (Texto informado pelo autor)


Nádia Batista da Silva (Nádia Acauã Tupinambá)

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3841042901985086

  • ID Lattes: 3841042901985086

  • Última atualização do currículo em 26/05/2021



Graduada em Licenciatura Indígena ( Liceei/UNEB) na área de Linguagem e Artes. Atuou como bolsista no PIBID/Diversidade no subprojeto ? Leitura e Escrita: compromisso de todas as áreas. É formadora na área das Linguagens no Programa Ação Saberes Indígenas na Escola (MEC). Tem experiência na área da Educação Escolar Indígena, Formação Continuada de Professores Indígenas, Medicinas Indígenas, Curanderismo Indígena, Trabalho com Massoterapia e Permanência das Tradições Orais com as Ervas Sagradas, vivências,manipulação das eras, essências aromáticas para cura física e espirituais. (Texto informado pelo autor)


Marcos dos Santos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1819825806244802

  • ID Lattes: 1819825806244802

  • Última atualização do currículo em 10/02/2025



Doutor em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2020), especialista em História da África e da Diáspora Atlântica pelo Instituto Pretos Novos RJ- FATEC (2023), mestre em Musicologia Histórica pela Universidade Federal da Bahia (2015) e licenciado em Música pela mesma Universidade Federal (2012). É professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, junto ao Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT-UFRB) e membro pesquisador CNPq nos grupos Koringoma, Diáspora, Mesclas: Memória, Espaço e Culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: artes africanas e afrodiaspóricas; etnomusicologia e musicologia contemporânea; filosofias africanas em diáspora; educação para as relações étnico-raciais; formação docente e o ensino de artes; cultura, espiritualidade e musicalidades negras no espaço atlântico. Atualmente está chefe do Núcleo de Gestão da Pro-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis campus CECULT. (Texto informado pelo autor)


Gisele Marchiori Nussbaumer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7437071267390110

  • ID Lattes: 7437071267390110

  • Última atualização do currículo em 24/01/2025



Dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas e gestão cultural, no Brasil e na Bahia. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP (1997) e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2004). Professora da Faculdade de Comunicação/FACOM e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA da UFBA. Membro do Observatório de Políticas e Gestão Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) da UFBA. Líder do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural (CNPq). Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB de 2007 a 2010. (Texto informado pelo autor)


José Antonio Carneiro Leão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1549215076163110

  • ID Lattes: 1549215076163110

  • Última atualização do currículo em 05/03/2025



Professor e pesquisador efetivo titular na Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Departamento de Ciências Humanas (DCH I) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1988) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Doutorado Sanduíche pelo Instituto de Pesquisas Tropicais de Lisboa/Portugal (2010). Doutorado em Educação pela UFBA (2011) e Pós-doutorado em Artes Visuais pela UFBA (2021). Atua com os seguintes temas: Memória, Educação e diversidade cultural, Políticas públicas e linguagens geotecnológicas. Líder do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC/CNPq). (Texto informado pelo autor)


Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5646855405404714

  • ID Lattes: 5646855405404714

  • Última atualização do currículo em 11/05/2025



Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002) é Mestre em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 ( França, 2004), Mestre em Cultura e Sociedade ( UFBA, 2009) e é Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/ UFBA (2016). Coordenou o Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores da Bahia, da Secretaria Estadual de Educação. O GPE foi responsável pelo Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnicorraciais (implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - que obrigam o ensino da História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas), premiado pela SEPPIR em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação e Artes Visuais; Arte Afro-brasileira; Ensino Superior, com ênfase em Formação de Professores, Extensão universitária, Metodologia da Pesquisa Científica e Currículo; Cultura e identidade, com ênfase em Cultura Afro-brasileira e Relações Étnicorraciais. No IF Baiano, foi coordenadora dos núcleos de Inclusão e Diversidades do Campus Valença e da rede de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e coordenadora de Comunicação Social (Reitoria). É professora de Artes, coordenadora do Neabi do IF Baiano, campus Valença, e do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Etnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO). (Texto informado pelo autor)


Pedro Rodolpho Jungers Abib

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8287621182146633

  • ID Lattes: 8287621182146633

  • Última atualização do currículo em 24/03/2025



Pós-Doutor em Estudos Lusófonos pela Universidade Nanterre La Defense-Paris X (2014) e Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (2009), doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa GRIÔ: "Culturas Populares, Ancestralidades e Educação", ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Memória, Ancestralidade, Identidade e Culturas Populares Tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira, samba, comunidades tradicionais, arte-educação, educação popular e educação não-formal, com diversos livros, capítulos de livros e artigos publicados sobre essas temáticas. É capoeirista discípulo do mestre João Pequeno de Pastinha. É também músico/compositor na área do samba, além de atuar artisticamente com produções na área do cinema, premiadas em festivais nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Evandro Sybine

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5060803994608149

  • ID Lattes: 5060803994608149

  • Última atualização do currículo em 27/04/2025



Possui graduação nível Bacharelado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais do Programa de Pós-graduação da EBA-UFBA, sendo bolsista CAPES neste período, com trabalho artístico desenvolvido na linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Trabalhou como professor substituto da EBA-UFBA, pelo Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional em 2006-2007 e 2010-2011. Professor do curso de gravura em metal e monotipia, das Oficinas do MAM-BA, Museu de Arte Moderna da Bahia, 2010-2014. É professora permanente de Gravura da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA). Tem experiência na área das Artes Visuais, com ênfase nas técnicas gravura artística, atuando na área de Artes em Poéticas Visuais Contemporâneas, principalmente nos seguintes temas: artes gráficas, xilografia, calcografia, litografia, serigrafia, tipografia e monotipia. (Texto informado pelo autor)


Samira da Costa Sten

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0734110604823049

  • ID Lattes: 0734110604823049

  • Última atualização do currículo em 07/05/2025



Professora da Universidade Federal da Bahia, em regime de dedicação exclusiva. Lotada na Faculdade de Educação (Faced). Doutora e mestra em Educação pela UFES. Ministra as disciplinas de Estágio e Metodologia do Ensino das Artes Visuais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e participa do grupo de Pesquisa, Imagens, Tecnologias e Infâncias. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Letras Português pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010). Membra do Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais- Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Coordenou trabalhos de seleção de obras didáticas do campo das Artes Visuais para a Educação Básica, a partir de editais de políticas públicas para oferta de livros em âmbito federal. Professora orientadora do Subprojeto de Artes Visuais do Programa Federal Residência Pedagógica Editais 01/2020 e 24/2022. (Texto informado pelo autor)


Genilson Conceição da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3899259451471779

  • ID Lattes: 3899259451471779

  • Última atualização do currículo em 01/09/2023



Assina Artisticamente como Victor Venas. É Doutor e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação Montenegro , Especialista em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI, Licenciado em Artes Visuais pela UNIASSELVI e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil . Suas pesquisas no campo acadêmico e artístico envolvem relações entre arte, ciência e filosofia.Atua na área de arte-educação há mais de 25 anos. Atualmente é Professor do componente Curricular Arte do Instituto Federal de Educação da Bahia do Campus Paulo Afonso. (Texto informado pelo autor)



Nenhum comentário: