Corpo Docente


Currículo dos Professores

Amélia Vitória de Souza Conrado

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  • ID Lattes: 1501867561383444
  • Última atualização do currículo em 15/05/2023


Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Coreografia pela Escola de Dança da UFBA. Licenciada em Educação Física pela UFPE. É Professora Associada da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Integrou o quadro de professores da Faculdade de Educação de 1998 até 2017. Membro do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Dança (PPGDança), do Programa de Mestrado Profissional em Dança(PRODAN) e também pesquisadora do Grupo Internacional de Pesquisa RETINA - Recherches Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes sob coordenação do filósofo François Soulages. É líder do GIRA: Grupo de Pesquisa em Culturas Indígenas, repertórios Áfro-brasileiros e Populares. Área de atuação: Educação com ênfase em Pluralidade e Diversidade Cultural, Politicas Publicas e Prática Pedagógica. Sub-áreas de estudos e pesquisas: educação para as relações étnico-raciais; cultura negra; danças afro-brasileiras, indígenas e populares; capoeira angola. É Coreógrafa, dançarina e professora de dança afro e danças populares brasileiras. Trabalhos artísticos em destaque para Noite da Beleza Negra do Bloco Afro Ilê Aiyê; Balé Folclórico da Bahia em Rapsódia Nordestina e recentemente a obra Maria Meia Noite. Possui artigos em livros e revistas sobre danças. Pesquisadora para o Inventário e salvaguarda da Capoeira como patrimônio imaterial do Brasil (IPHAN-MINC). Premio Professor Visitante Ilustre pelo Five College Latin American, Caribbean and Latino Studies (Massachusetts Amherst -USA). A obra internacional "Dancing Bahia: Essays on Afro-Brazilian Dance, Education, Memory and Race" que divide a edição com Lucía M. Suárez e Yvonne Daniel é premiado pela 2019 Dance Studies Association de la Torre Bueno© (Texto informado pelo autor)



Evandro Sybine

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  • ID Lattes: 5060803994608149
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018



Possui graduação nível Bacharelado em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Artes Visuais do Programa de Pós-graduação da EBA-UFBA, sendo bolsista CAPES neste período, com trabalho artístico desenvolvido na linha de pesquisa em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Trabalhou como professor substituto da EBA-UFBA, pelo Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional em 2006-2007 e 2010-2011. Professor do curso de gravura em metal e monotipia, das Oficinas do MAM-BA, Museu de Arte Moderna da Bahia, 2010-2014. É professora permanente de Gravura da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA). Tem experiência na área das Artes Visuais, com ênfase nas técnicas gravura artística, atuando na área de Artes em Poéticas Visuais Contemporâneas, principalmente nos seguintes temas: artes gráficas, xilografia, calcografia, litografia, serigrafia e monotipia. (Texto informado pelo autor)



Genilson Conceição da Silva

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  • ID Lattes: 3899259451471779
  • Última atualização do currículo em 26/01/2021



Assina Artisticamente como Victor Venas. É Doutor e Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Educação Montenegro , Especialista em Educação Especial Inclusiva pela UNIASSELVI, Licenciado em Artes Visuais pela UNIASSELVI e Bacharel em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil . Suas pesquisas no campo acadêmico e artístico envolvem relações entre arte, ciência e filosofia. Também atua na área de arte-educação há mais de 20 anos, desde o ensino fundamental ao nível superior com enfase no uso do vídeo, da fotografia e de outas linguagens contemporâneas voltados para a produção e leitura crítica com esses meios. Promove cursos, palestras e oficinas envolvendo arte, tecnologia, vídeo, fotografia e performance em ambientes formais e não formais de aprendizagem.(Texto informado pelo autor)


José Antonio Carneiro Leão

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  • ID Lattes: 1549215076163110
  • Última atualização do currículo em 28/04/2023



Professor e pesquisador efetivo titular na Graduação e Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Departamento de Ciências Humanas (DCH I) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Graduação de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1988) e mestrado em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Joaquim Nabuco (2005). Doutorado Sanduíche pelo Instituto de Pesquisas Tropicais de Lisboa/Portugal (2010). Doutorado em Educação pela UFBA (2011) e Pós-doutorado em Artes Visuais pela UFBA (2021). Atua com os seguintes temas: Memória, Educação e diversidade cultural, Políticas públicas e linguagens geotecnológicas, no Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), através do Projeto Articulador RedePub: História e Memória em Rede de Espaços Públicos Educativos. (Texto informado pelo autor)



Gisele Marchiori Nussbaumer

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  • ID Lattes: 7437071267390110
  • Última atualização do currículo em 23/05/2023



Dedica-se a estudos e projetos na área de cultura, com ênfase em políticas culturais, gestão, práticas e públicos da cultura. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo/USP (1997) e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia/UFBA (2004). Professora da Faculdade de Comunicação/FACOM e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/PÓS-CULTURA da UFBA. Membro do grupo de pesquisa Observatório de Políticas e Gestão Culturais e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura/CULT do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA). Líder do grupo de pesquisa Coletivo Gestão Cultural. Foi Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB de 2007 a 2010. (Texto informado pelo autor)


Mara Menezes Kroger

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  • ID Lattes: 0201945304099855
  • Última atualização do currículo em 14/08/2022



Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade Federal da Bahia (2001), mestrado (2004) e doutorado (2010) em Música - Educação Musical, também pela Universidade Federal da Bahia (2010). Atualmente é professora associada da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Em 2013 realizou o pós-doutorado com bolsa CAPES no Institute of Education (IOE) da University College London (UCL) sob a orientação do prof. Dr. Graham Welch. Coordenou o Programa de Licenciatura Internacional (edital 008/2012-14) da área de Artes (CAPES) que promoveu o intercâmbio de estudantes da UFBA com a Universidade de Coimbra, Portugal. Foi membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFBA (2015-2017) e coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Música, CAPES/UFBA, (06/2014 a 03/2018). Foi membro da Comissão Assessora de Música do INEP/MEC durante o biênio 2011-2012 e triênio 2017-2020. Atualmente ministra disciplinas na graduação e pós-graduação, coordena o PIBID Música (CAPES/UFBA 2020-2022) e o Projeto de Musicalização Infantil da extensão da EMUS/UFBA. É professora convidada do Curso de Especialização da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), e membro do corpo editorial dos periódicos internacionais Problems in Music Pedagogy (Daugavpils University, Letônia), Creative Education (ISSN 2151-4755) e Research Journal of Education (ISSN: 2413-8886). (Texto informado pelo autor)


Mara Vanessa Fonseca Dutra

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  • ID Lattes: 1677930788446697
  • Última atualização do currículo em 24/07/2022



Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidiscipliinar Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia, na linha Cultura e Arte. Mestre pela UFBA, no mesmo Programa, com a dissertação Arte e identidade em caminhos territoriais: a trajetória de Kanatyo Pataxó. Professora substituta do Bacharelado Interdisciplinar em Artes, do IHAC - Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, da UFBA, nos semestres 2015.2 e 2016.1 e novamente em 2020. Professora convidada do Curso de Especialização em Arte-educação da Escola de Belas Artes da UFBA, em 2017, em 2019e em 2021. Participou, como professora convidada, do Eixo Múltiplas Linguagens no Curso Formação Intercultural de Educadores Indígenas da UFMG, de 2007 a 2011. Professora formadora de professores indígenas em curso de magistério e de agentes agroflorestais (curso técnico de nível médio) no Centro de Formação dos Povos da Floresta da Comissão Pró Índio do Acre. Possui graduação em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981). Foi colaboradora do núcleo Literaterras, da FALE/UFMG, na publicação de livros e revistas de autoria ou com temática indígena. Colaboradora de KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, nas áreas de direitos de comunidades negras tradicionais, intolerância religiosa e relações de gênero; colaboradora da Coordenadoria Ecumênica de Serviço em sistematização de experiências de movimentos sociais, estudos de impacto e na elaboração e coordenação de estratégia de apoio aos povos indígenas. Conselheira da Comissão Pro-Índio do Acre, que trabalha com autoria indígena em processos de formação, pesquisa, orientação de monografia, documentação e publicações e do Instituto Catitu, que trabalha com linguagens audiovisuais com mulheres indígenas. Colaboradora da Associação Campo das Vertentes, Minas Gerais, criada pelo dramaturgo e encenador João das Neves e pela cantora e diretora musical Titane, em pesquisa e produção artística e cultural. Foi criadora e coordenadora do Grupo Curare de Pesquisa e Divulgação Artístico-Cultural, com roteirização e direção de espetáculos multilinguagens (teatro, música e imagem) e de documentários. Tem trajetória de atuação com povos indígenas do Brasil e da América Latina e Caribe, e com outras comunidades tradicionais, com publicações geradas a partir dessas experiências - sistematizações, estudos de impacto e artigos. Acúmulo em planejamento, gestão, monitoria e avaliação de projetos sociais junto a organizações e movimentos da sociedade civil. Coordenou um programa de direitos reprodutivos e sexuais composto por 13 organizações de 11 países da América Latina, apoiado pela Cooperação Holandesa.Tem experiência nas áreas de Comunicação, Antropologia, Arte e Educação. (Texto informado pelo autor)


Nanci Helena Rebouças Franco

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  • ID Lattes: 6668613131852037
  • Última atualização do currículo em 23/05/2023



Possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1990), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992), Especialização em Docência para o Ensino Superior pela Fundação Visconde de Cairu (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Realizou Pós Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2016-2017). Atualmente é Professora Associada IV do Departamento 1 da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). em regime de dedicação exclusiva, onde é professora de graduação e da pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do curso de Pedagogia (diurno) da FACED/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa ERE Relacoes Étnico-Raciais na Educação Infantil. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (NEPESSI) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Relações Étnico-Raciais e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações Raciais na Formação de Professores, Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil, Identidade Étnico-Racial. (Texto informado pelo autor)


Nelma Cristina Silva Barbosa de Mattos

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  • ID Lattes: 5646855405404714
  • Última atualização do currículo em 09/03/2023



Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (2002) é Mestre em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 ( França, 2004), Mestre em Cultura e Sociedade ( UFBA, 2009) e é Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pelo CEAO/ UFBA (2016). Coordenou o Grupo de Projetos Especiais (GPE) do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento de professores da Bahia, da Secretaria Estadual de Educação. O GPE foi responsável pelo Programa de Formação Continuada para a Educação das Relações Étnicorraciais (implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 - que obrigam o ensino da História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas), premiado pela SEPPIR em 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte-Educação e Artes Visuais; Arte Afro-brasileira; Ensino Superior, com ênfase em Formação de Professores, Extensão universitária, Metodologia da Pesquisa Científica e Currículo; Cultura e identidade, com ênfase em Cultura Afro-brasileira e Relações Étnicorraciais. No IF Baiano, foi coordenadora dos núcleos de Inclusão e Diversidades do Campus Valença e da rede de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e coordenadora de Comunicação Social (Reitoria). É professora de Artes, coordenadora do Neabi do IF Baiano, campus Valença, e do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Etnico-Raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO). (Texto informado pelo autor)


Pedro Rodolpho Jungers Abib

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  • ID Lattes: 8287621182146633
  • Última atualização do currículo em 27/05/2023



Pós-Doutor em Estudos Lusófonos pela Universidade Nanterre La Defense-Paris X (2014) e Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (2009), doutor em Ciências Sociais aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1997). Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa GRIÔ: "Culturas Populares, Ancestralidades e Educação", ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Memória, Ancestralidade, Identidade e Culturas Populares Tradicionais, atuando principalmente nos seguintes temas: capoeira, samba, comunidades tradicionais, arte-educação, educação popular e educação não-formal, com diversos livros, capítulos de livros e artigos publicados sobre essas temáticas. É capoeirista discípulo do mestre João Pequeno de Pastinha. É também músico/compositor na área do samba, além de atuar artisticamente com produções na área do cinema, premiadas em festivais nacionais e internacionais. (Texto informado pelo autor)


Ricardo Barreto Biriba

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6025062637469415
  • ID Lattes: 6025062637469415
  • Última atualização do currículo em 31/01/2023



Estágio Pós-Doutoral em arte das Imagens e arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2011); Doutorado em Artes Cênicas (2005); Mestrado em Artes Visuais (1997),Especialista em Coreografia (1992); Graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1988); Artista Plástico, Performer, Dançarino e Coreógrafo. Desenvolve trabalhos artísticos de caráter intermédia. Professor convidado Université Paris 8 para ministrar a disciplina "Éspeces d'éspaces" e "Pedagogie de la performance" (2011 e 2012). Atualmente é Professor Associado IV da Escola de Belas Artes UFBA, atuando nas Áreas de Escultura de Comportamento na Formação de Artistas, Designers, Decoradores e Professores. É coordenador do Curso de Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas - EBA - UFBA. Integrante do Grupo de Pesquisa RETINA INTERNACIONAL- Recherhes Esthétiques & Théorétiques sur les Images Nouvelles & Anciennes. Integra a Linha de pesquisa em Processos criativos concentrados nas áreas: Manifestações Culturais Brasileiras, Estudos da Performance; Performance Negra. Tem Experiência nas áreas de etnocenologia, manifestações culturais brasileiras. É curador e coordenador da Mostra de Performance NEGRINDIOS. Atua como Professor de PERFORMANCE, ARTE DE AÇÃO, MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS e DANÇAS POPULARES. (Texto informado pelo autor)


Samira da Costa Sten

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0734110604823049
  • ID Lattes: 0734110604823049
  • Última atualização do currículo em 24/04/2023


Professora da Universidade Federal da Bahia, em regime de dedicação exclusiva. Lotada na Faculdade de Educação (Faced). Doutora e mestra em Educação pela UFES. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens da Ufes (Nepefil/CE/Ufes) e participa do grupo de Pesquisa, Imagens, Tecnologias e Infâncias. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012), graduação em Letras Português pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2010). Membra do Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais- Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. (Texto informado pelo autor)





 



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