Ementas das disciplinas

Educação, Arte e Tecnologia
Pressupostos teóricos, fundamentos, poéticas e estéticas da arte tecnológica. Arte, Corpo e Tecnologia no Brasil. Interatividade e obra aberta. A tecnologia da imagem as ações educativas em arte.

SABERES ARTE E EDUCAÇÃO INDÍGENA
Etno-História e a Arte Indígena contextualizada com a "História Oficial" da Arte Brasileira; arte e educação indígena, estética, arte material e imaterial  arte corporal, arte utilitária, diversidade e identidades, arte corporal e pintura, cultura imaterial e arte plumária. Educação e inclusão.

LABORATÓRIO DE ARTE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento de linguagens e técnicas artísticas bem como o conceito de arte e artesanato, em perspectiva multidisciplinar para aplicação no Ensino Médio e Fundamental.

Metodologia da Pesquisa Científica
Diretrizes para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Etapas na elaboração de uma pesquisa científica na área arte-educação. Fomentar o estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa científica estimulando a adquisição de conhecimentos que permitam o desenvolvimento do projeto e da pesquisa em arte-eduçação.

Arte Africana, Saberes e Herança Cultural
História, princípios estéticos e filosóficos para o entendimento da arte africana negra; arte escultórica, objetos, utensílios  e máscaras; arte afro baiana e a ancestralidade yoruba ; arte sacra e objetos rituais;  arte africana como referência para arte moderna européia.

SIM- Seminário Integrado de Monografia
Discute a elaboração de monografia científica nos seus fundamentos. Orienta os passos fundamentais da construção de um trabalho monográfico, assim como sua apresentação em seminários científicos.

PEDAGOGIA DA Performance
Estudos teóricos-práticos e pedagógicas interdisciplinares em arte; performance como linguagem artística e sua aplicação no ensino escolar; escultura de comportamento e arte de ação; desenvolvimento criativo. Produção artística contemporânea; ativismo e artevismo.

Laboratório de Expressão do Corpo, Ritmo e Musicalidade
Laboratório de experimentos e desenvolvimento criativo, a partir de vivências relacionadas à expressão corporal, percepção rítmica, estudos teóricos a cerca do corpo, movimentos e cultura afro-baiana.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O ensino universitário: visão geral na atual conjuntura nacional. A prática pedagógico-social, o contexto educativo, os agentes da prática educativa e a formação do educador.

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO  EM ARTES
Estudo das políticas de formação de professores face às mudanças no mundo do trabalho que têm determinado as políticas educacionais e as demais políticas atuais. Análise das reformas educativas em curso e suas implicações e impactos na profissionalização do magistério e na organização administrativa do trabalho pedagógico e educativo da escola. Estudo da legislação sobre Arte-Educação. Planejamento de eventos pedagógicos-culturais, gestão e mercado de arte como interface na educação.

Diversidade, Identidade Cultural e Inclusão Social.
O objetivo maior deste segmento é propor uma reflexão a partir de conceitos fundamentais que constituem a relação Sociedade Civil, Movimento Social Organizado, Movimento Negro e Universidade, na perspectiva da busca de caminhos em reposta aos desafios social e culturalmente postos, em relação à diversidade e às desigualdades que impedem o desenvolvimento educacional de populações de ascendência africana no Brasil.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
Estudos Aplicados ao conhecimento, cultura imaterial afro-brasileira e indígena, danças brasileiras com perfil étnico: história, identidade, etnia e manifestações culturais da região nordeste. Discutir conceitos fundamentais sobre cultura. Compreender questões históricas, étnicas e identidades sócio-culturais que envolvem a cultura popular brasileira. Desenvolver habilidades para o ensino e a pesquisa na área da dança direcionada à prática da produção artística.



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