Educação, Arte e
Tecnologia
Pressupostos
teóricos, fundamentos, poéticas e estéticas da arte tecnológica.
Arte, Corpo e Tecnologia no Brasil. Interatividade e obra aberta. A
tecnologia da imagem as ações educativas em arte.
SABERES ARTE E EDUCAÇÃO INDÍGENA
Etno-História e a Arte Indígena contextualizada com a "História Oficial" da Arte Brasileira; arte e educação indígena, estética, arte material e imaterial arte corporal, arte utilitária, diversidade e identidades, arte corporal e pintura, cultura imaterial e arte plumária. Educação e inclusão.
LABORATÓRIO DE ARTE EDUCAÇÃO
Desenvolvimento
de linguagens e técnicas artísticas bem como o conceito de arte e artesanato,
em perspectiva multidisciplinar para aplicação no Ensino Médio e Fundamental.
Metodologia da
Pesquisa Científica
Diretrizes
para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Etapas na elaboração de uma
pesquisa científica na área arte-educação. Fomentar
o estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa científica
estimulando a adquisição de conhecimentos que permitam o desenvolvimento do
projeto e da pesquisa em arte-eduçação.
Arte Africana,
Saberes e Herança Cultural
História,
princípios estéticos e filosóficos para o entendimento da arte africana negra;
arte escultórica, objetos, utensílios e
máscaras; arte afro baiana e a ancestralidade yoruba ; arte sacra e objetos
rituais; arte africana como referência
para arte moderna européia.
SIM- Seminário
Integrado de Monografia
Discute
a elaboração de monografia científica nos seus fundamentos. Orienta os passos
fundamentais da construção de um trabalho monográfico, assim como sua
apresentação em seminários científicos.
PEDAGOGIA DA Performance
Estudos
teóricos-práticos e pedagógicas interdisciplinares em arte;
performance como linguagem artística e sua aplicação no ensino escolar; escultura de comportamento e arte de ação; desenvolvimento
criativo. Produção artística contemporânea; ativismo e artevismo.
Laboratório de
Expressão do Corpo, Ritmo e Musicalidade
Laboratório
de experimentos e desenvolvimento criativo, a partir de vivências relacionadas
à expressão corporal, percepção rítmica, estudos teóricos a cerca do corpo,
movimentos e cultura afro-baiana.
METODOLOGIA
DO ENSINO SUPERIOR
O
ensino universitário: visão geral na atual conjuntura nacional. A prática
pedagógico-social, o contexto educativo, os agentes da prática educativa e a
formação do educador.
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EM ARTES
Estudo
das políticas de formação de professores face às mudanças no mundo do trabalho
que têm determinado as políticas educacionais e as demais políticas atuais.
Análise das reformas educativas em curso e suas implicações e impactos na
profissionalização do magistério e na organização administrativa do trabalho
pedagógico e educativo da escola. Estudo da legislação sobre Arte-Educação.
Planejamento de eventos pedagógicos-culturais, gestão e mercado de arte como
interface na educação.
Diversidade,
Identidade Cultural e Inclusão Social.
O
objetivo maior deste segmento é propor uma reflexão a partir de conceitos
fundamentais que constituem a relação Sociedade Civil, Movimento Social
Organizado, Movimento Negro e Universidade, na perspectiva da busca de caminhos
em reposta aos desafios social e culturalmente postos, em relação à diversidade
e às desigualdades que impedem o desenvolvimento educacional de populações de
ascendência africana no Brasil.
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS
Estudos Aplicados ao conhecimento, cultura
imaterial afro-brasileira e indígena, danças brasileiras com perfil étnico:
história, identidade, etnia e manifestações culturais da região nordeste. Discutir conceitos fundamentais sobre cultura. Compreender questões históricas, étnicas e
identidades sócio-culturais que envolvem a cultura popular brasileira. Desenvolver habilidades para o ensino e a pesquisa
na área da dança direcionada à prática da produção artística.
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