Edital PROCESSO SELETIVO 2023

Universidade Federal da Bahia - UFBA

Escola de Belas Artes

Departamento de Expressão Gráfica e Tridimensional

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Especialização em Arte Educação: Cultura Brasileira e Linguagens Artísticas Contemporâneas


EDITAL Nº 01/ 2023


A ESCOLA DE BELAS ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA, torna público o Processo Seletivo de alunos para o Curso de Especialização em EM ARTE EDUCAÇÃO: CULTURA BRASILEIRA E LINGUAGENS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS que será regido pelo presente Edital.


1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1.A presente seleção de alunos será regida por este Edital e será executada pela Coordenação do Curso

2. DO CURSO

2.1.Objetivos:  conceber e discutir práticas e teorias de arte e educação escolar, superior e pós-graduação voltadas para a compreensão da diversidade e das diferenças culturais contemporâneas; aprofundar estudos referente às transformações sócio-educativas abordadas no âmbito do ensino da arte; oferecer uma formação complementar, continuada e ampliar o conhecimento do professor de arte, pedagogos, educadores, artistas entre outros portadores de diploma de graduação, para atender as demandas escolares emergenciais, sobretudo aquelas ausentes nos currículos das licenciaturas em arte. Possibilitar e orientar o desenvolvimento de pesquisas em arte educação.

2.2.Programa resumido e ementas dos módulos disciplinares:

2.2.1 - EDUCAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIA

Pressupostos teóricos, fundamentos, poéticas e estéticas da arte tecnológica. Arte, Corpo e Tecnologia no Brasil. Interatividade e obra aberta. A tecnologia da imagem, as ações educativas em arte.

2.2.2 - SABERES ARTE E EDUCAÇÃO INDÍGENA

Etno-história e a arte indígena contextualizada com a História Oficial” da arte brasileira; estética indígena; grafismo, cerâmica, pintura corporal e arte utilitária; diversidade e
identidade; arte corporal e pintura; cultura imaterial; arte plumária.

2.2.3 - LABORATÓRIO DE ARTE EDUCAÇÃO

Desenvolvimento de linguagens e técnicas artísticas bem como o conceito de arte e artesanato, em perspectiva multidisciplinar para aplicação no Ensino Médio e Fundamental.

2.2.4 - METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Diretrizes para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa. Etapas na elaboração de uma pesquisa científica na área arte-educação. Fomentar o estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa científica estimulando a aquisição de conhecimentos que permitam o desenvolvimento do projeto e da pesquisa em arte educação.

2.2.5 - ARTE AFRICANA, SABERES E HERANÇA CULTURAL

História, princípios estéticos e filosóficos para o entendimento da arte africana negra; arte escultórica, objetos, utensílios  e máscaras; arte afro baiana e a ancestralidade Yoruba ; arte sacra e objetos rituais;  arte africana como referência para arte moderna européia.

2.2.6 - SEMINÁRIO INTEGRADO DE ARTE EDUCAÇÃO

Discute a elaboração de monografia científica nos seus fundamentos. Orienta os passos fundamentais da construção de um trabalho monográfico, assim como sua apresentação em seminários científicos.

2.2.7 - PEDAGOGIA DA PERFORMANCE

Estudos teóricos-práticos e técnicas pedagógicas interdisciplinares em arte; performance como linguagem artística e sua aplicação no ensino escolar; arte de ação; arte do corpo e integração artística; desenvolvimento criativo. Produção artística contemporânea; escultura como comportamento e arte de ação.

2.2.8 - LABORATÓRIO DE EXPRESSÃO DO CORPO, RITMO E MUSICALIDADE

Laboratório de experimentos e desenvolvimento criativo, a partir de vivências relacionadas à expressão corporal, percepção rítmica, estudos teóricos acerca do corpo, movimentos e cultura afro-baiana.

2.2.9 - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

O ensino universitário: visão geral na atual conjuntura nacional. A prática pedagógico-social, o contexto educativo, os agentes da prática educativa e a formação do educador.
2.2.10 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO  EM ARTES

Estudo das políticas de formação de professores face às mudanças no mundo do trabalho que têm determinado as políticas educacionais e as demais políticas atuais. Análise das reformas educativas em curso e suas implicações e impactos na profissionalização do magistério e na organização administrativa do trabalho pedagógico e educativo da escola. Estudo da legislação sobre Arte-Educação. Planejamento de eventos pedagógicos-culturais, gestão e mercado de arte como interface na educação.

2.2.11 - DIVERSIDADE, IDENTIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL.

O objetivo maior deste segmento é propor uma reflexão a partir de conceitos fundamentais que constituem a relação Sociedade Civil, Movimento Social Organizado, Movimento Negro e Universidade, na perspectiva da busca de caminhos em reposta aos desafios social e culturalmente postos, em relação à diversidade e às desigualdades que impedem o desenvolvimento educacional de populações de ascendência africana no Brasil.
2.2.12 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS BRASILEIRAS

Estudos Aplicados ao conhecimento, cultura imaterial afro-brasileira e indígena, danças brasileiras com perfil étnico: história, identidade, etnia e manifestações culturais da região nordeste. Discutir conceitos fundamentais sobre cultura. Compreender questões históricas, étnicas e identidades sócio-culturais que envolvem a cultura popular brasileira. Desenvolver habilidades para o ensino e a pesquisa na área da dança direcionada à prática da produção artística.

2.3.Modalidade de ensino: Presencial

2.4.Encontros presenciais: os encontros se darão nas dependências da Escola de Belas Artes e Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. 

2.5.Carga horária: 408 horas

2.6.Certificação: O aluno que cumprir satisfatoriamente todas as exigências do curso, participar das atividades acadêmicas com assiduidade, obtiver freqüência mínima de 75% em cada módulo, Média de aprovação igual a 5,0 em cada disciplina e elaborar TCC individual em forma de Artigo Científico, receberá certificado de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de ESPECIALIZAÇÃO EM ARTE EDUCAÇÃO: CULTURA BRASILEIRA E LINGUAGENS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS expedido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

3.DA INSCRIÇÃO
3.1. Período de inscrição: 03/06 a 15/07

3.2 Taxa de Inscrição R$ 75,95 (setenta e cinco reais e noventa e cinco centavos).
Acessar o link para gerar nova Guia de Recolhimento da União:
https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=f3iKv0kWDdc=
3.3. A inscrição será realizada unicamente via e-mail, o candidato deve enviar toda a documentação relacionada abaixo para o e-mail: arteeducacaoebaufba2023@gmail.com


3.4. Documentação Necessária para inscrição:


4. DAS VAGAS

4.1 Serão disponibilizadas 75 vagas

4.2 Nos termos da Resolução UFBA no 06/2013, que dispõe sobre as relações entre a UFBA e suas Fundações de Apoio nos termos da Lei no 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e do Decreto no 7.423, de 31 de dezembro de 2010, estabelece a reserva de 10% das vagas do curso de Especialização a título de Bolsa de Estudos integrais, isentando o aluno das mensalidades do curso.

das quais 2 (duas) vagas para servidores da UFBA, a título de bolsas de estudos integrais, isentando o aluno, quanto ao pagamento, referente às mensalidades do Curso. O candidato (servidor UFBA) à Bolsa, deve comprovar relação direta dos conteúdos do curso com a sua função como servidor da UFBA.

4.2.2 o aluno bolsista não poderá perder ou obter média abaixo de 5,0 (cinco) em nenhum dos módulos disciplinares integrantes da matriz curricular do Curso;

4.2.4 O candidato deve apresentar declaração comprobatória emitida pelo do Chefe Imediato, autorizando a inscrição, justificando a importância dos conteúdos do curso com a função que o servidor exerce na UFBA. 

5. DOS REQUISITOS

Diploma de Graduação

6. DURAÇÃO DO CURSO

O curso tem duração de 18 meses distribuídos em 12 módulos disciplinares e mais 6 meses para atividades complementares com datas a serem divulgadas: orientação de TCC – artigo científico expandido, Atividades de Campo, Seminários de Arte Educação, Mostras Artísticas entre outras

7. DA SELEÇÃO

O processo de seleção é composto de: prova oral individual. O Candidato será avaliado por uma comissão de professores do curso.

Serão selecionados os candidatos que obtiverem conceito mínimo Sete(sete) de um total de 10 (dez), com aptidão comprovada para cumprir as demandas do curso.

Período da seleção: 24, 25 e 26/07/2023 (após o envio da documentação de inscrição para o email: arteeducacaoebaufba2023@gmail.com, o candidato inscrito deve agendar a prova oral por telefone: (71) 988974610 das 14 às 18 horas). Horário da prova oral: 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas

8. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

Resultado será publicado no Site do Curso : até o dia 31/07/2023.

http://arteeducacaoebaufba.blogspot.com/p/aprovados-processo-seletivo.html e enviado por e-mail para o candidato.

9. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

Os candidatos poderão submeter recurso contestando o resultado final de aprovados até as 23:59:59 horas do dia 02/08/2023. A comissão responderá POR E-MAIL até as 23:59 do dia 04/08/2023. 

Os recursos devem ser encaminhados exclusivamente para o e-mail: arteeducacaoebaufba2023@gmail.com

10. DA MATRÍCULA

10.1 O Candidato Aprovado receberá por e-mail com boleto para pagamento, referente a primeira mensalidade e deverá enviar cópia do comprovante para o e-mail: arteeducacaoebaufba2023@gmail.com à coordenação do Curso para efetivação da sua matrícula no período de 15/08/2023 e 18/08/2023.

10.2 Período de inscrição da Segunda Chamada (Lista Espera): 14/08/2023 a 18/08/2023. O candidato será contactado pela coordenação do curso comunicando as vagas residuais referente à matrícula da primeira fase.

11. DO INÍCIO DO CURSO: 21/08/2023 às 18 horas.

12. DAS MENSALIDADES

O curso configura-se como auto-sustentável mantido por pagamentos efetivados pelos seus estudantes via GRU-Guia de Recolhimento da União, em 18 mensalidades de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais), com vencimento dia 08 (oito de cada mês) os boletos serão gerados pela coordenação do curso e enviado para os emails cadastrados. 

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.

Os casos não previstos neste Edital serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão de Seleção.





Salvador, 03 de junho 2023

Ricardo Barreto Biriba

COORDENADOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.